segunda-feira, 1 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO:




Nos últimos anos, o estudo da atividade física no período gestacional tornou-se um fato importante quando se considera o bem estar e a saúde integral da mulher.
Cada profissional dirigia o trabalho para aquilo em que acreditava mais ou tinha mais experiência, mas com o passar dos anos foi possível perceber que a utilização de todas elas quando bem aplicadas tem trazido melhorias e resultados adequados. Parece-nos claro hoje, que a gestante necessita de um trabalho de consciência corporal a cada mudança estrutural que a atinge nos trimestres sucessivos; necessita de melhor capacidade cardio-respiratória para o desempenho da rotina doméstica e profissional, precisa de melhor qualidade músculo-esquelética para adequar-se às mudanças posturais e para o desempenho do trabalho de parto; precisa de melhor função circulatória, necessita de auto-estima e da convivência com outras gestantes e principalmente sentir-se segura e feliz com o apoio do marido, da família, do obstétra e do profissional que a assiste em sua atividade física.
A atividade física poderá proporcionar o bem-nascer da criança, fruto do bem-estar da mãe.

BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DE SOLO ( Ginástica ) :
A ginástica para gestante pretender integrar o novo organismo gravídico com a realização do exercício físico adequado para cada momento. Pretende fornecer manutenção do condicionamento físico para melhor desempenho da atividade diária e do trabalho de parto; pretende organizar a relação corpo-espaço da mulher gestante para que ela se identifique mês a mês com sua estrutura corporal que esta se modificando e adquira controle do seu espaço. Os principais objetivos dos exercícios são melhorar a musculatura para proteger as articulações e diminuir o risco de lesões em ligamentos; ajudar na circulação; melhorar a oxigenação com o desenvolvimento do controle respiratório e aliviar as tensões musculares; e sem dúvida ter melhores resultados na parto natural .

BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS NA ÁGUA ( Hidroginástica ou Natação ) :
As vantagens que a mulher grávida tem ao imergir em um meio líquido são surpreendentes. A água cria sensações de prazer, bem estar, força, calma... Energia !!! Facilita a movimentação do corpo, diminuindo o impacto dos movimentos executados, favorece o relaxamento do corpo livrando de certos incômodos musculares com as lombalgias ( dores nas costas). Com a pressão que a água exerce sobre o corpo facilita a circulação reduzindo assim as dores nas pernas e a diminuição do edema (inchaço) nos pés e mãos.

CONTRA-INDICAÇÕES DE EXERCÍCIOS
A atividade física é contra-indicada quando a gestante apresentar:
· Problemas Cardíacos
· Doença Infecciosa Aguda
· Risco de Parto Prematuro
· Sangramento Uterino
· Gestações Múltiplas
· Gestação sem Atendimento Pré-Natal
· Outras


CONTRA-INDICAÇÕES RELATIVAS 
· Hipertensão Arterial ( Pressão Alta)
· Anemias ou Outras Desordens Sangüíneas
· Doença da Tireóide
· Obesidade Excessiva ou Falta extrema de peso
· História de Vida Sedentária
· Cerclagens
· Infecções Urinárias


INÍCIO E TÉRMINO DO PROGRAMA DE EXERCÍCIOS

O programa de exercícios deverá ser iniciado após os exames pré-natais. É responsabilidade do obstétra liberar ou não a gestante para os exercícios. Normalmente as mulheres que participam de programas de atividade física e engravidam sem história de aborto anterior, poderão dar continuidade ao programa e adaptá-la ao estado gestacional.
Gestante sedentárias ou com atividades físicas esporádicas deverão iniciar somente após a décima segunda semana de gestação.
Caso haja intercorrências médicas no início da gestação ( hemorragias, contrações, etc.) deverão aguardar a liberação médica. Não havendo intercorrências, o programa poderá se estendido até os últimos dias de gestação, desde que seja decrescida a intensidade dos exercícios.
O retorno da atividade física no pós-parto deverá ocorrer no final do período hemorrágico fisiológico ou 40 dias depois do parto. Em caso de cesariana, mediante a liberação médica.

CONTROLE DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA DURANTE OS EXERCÍCIOS
O controle dos batimentos cardíacos das gestantes é de fundamental importância para a preservação da saúde materno-fetal. É através dele que conseguimos dosar a intensidade dos exercícios evitando a elevação da temperatura corporal, não devendo ultrapassar a 140 batimentos por minuto.
A Frequência Cardíaca elevada durante os exercícios pode causar danos a saúde fetal, seja pelo aumento da temperatura corporal materna ou pela diminuição do transporte de oxigênio para o útero.

TEMPERATURA CORPORAL
Os cuidados com o controle da temperatura corporal durante a realização de exercícios são fundamentais para a qualidade da performance do indivíduo.
Durante a gravidez, estudos em animais mostraram que o aumento excessivo da temperatura materna pode causar efeitos deletérios ao feto.
Esse é um dos motivos por que os fisiologistas aconselham realizar exercícios em água durante a gravidez. O corpo humano perde calor para o meio líquido, 20 vezes mais rápido que o ar. Isso torna menor os riscos de hipertermia durante a realização de exercícios em imersão.

ATIVIDADES FÍSICAS RECOMENDADAS NA GRAVIDEZ
CAMINHADAS: Excelente preparatório para o parto! Sua prática freqüente melhora a capacidade cardio-respiratória e ajuda muito no encaixe do bebê dentro de sua bacia. As caminhadas devem ser feitas no ritmo/velocidade que for confortável para você- nem muito rápido, nem muito devagar - o ideal é caminhar no mínimo de meia hora cerca de três vezes por semana em dias intercalados. Atenção para o calçado: tênis adequado e confortável. Cuidado com o terreno, sempre de olho para não tropeçar nas pedras ou nos buracos e desníveis de pista de terra, grama etc.... Procure usar roupas confortáveis de preferência malha, que permitem a transpiração e a movimentação.

NATAÇÃO : Faz um trabalho completo na parte aeróbica e muscular., porém deve ter suas precauções. Na gestação esqueça o nado borboleta, que força a região lombar. Em alguns casos, o nado peito também é evitado após o segundo trimestre pelo mesmo motivo. As outras modalidades, costa e crawl, são liberadas até o final da gestação.

HIDROGINÁSTICA : Os exercícios dentro da água são os mais indicados para as gestantes. O corpo na água torna-se mais leve, ficando livre dos impactos. A hidroginástica é uma unanimidade

HIDROTERAPIA : Geralmente indicada para gestantes possuidoras de patologias controladas como diabetes e hipertensão e tem função terapêutica em casos de escolioses, lordoses, lesões articulares e musculares . Deve ser sempre assistida pelo fisioterapeuta.

ALONGAMENTO : Pode ser praticado durante toda a gestação. Ajuda a manter o relaxamento da musculatura e o controle respiratório. Procure sempre o acompanhamento de um profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário